Qual é o melhor protetor solar?

4 out

O post de hoje não é uma dica de viagem, mas é uma dica de algo que não pode faltar em viagem nenhuma: o protetor solar.

Não sei se vocês sabem, mas eu trabalhei por 3 anos em marketing de protetor solar. Nesse tempo eu aprendi coisas muito importantes que acho que poucas pessoas sabem. Então, resolvi dividir com vocês algumas das coisas que eu aprendi.

Primeiro de tudo: usem protetor solar sempre! Ele ajuda a hidratar a pele, ajuda na prevenção de rugas e do cancer de pele e protege contra queimaduras e vermelhidão.

Que o protetor é importante para a saúde da pele, quase todos sabem. Mas como escolher o protetor ideal?

Para saber quais são os melhores produtos, primeiro precisamos entender alguns conceitos básicos.

1. Raios solares

Existem vários tipos de raios solares, mas os principais são o UVA e o UVB. Os raios UVB são os que deixam a pele vermelha e queimada do sol. Eles afetam a “camada mais superior” da pele. Os raios UVA são os que penetram mais profundamente e que causam as rugas e o envelhecimento da pele. Os raios UVA não deixam marcas de sol.

2. FPS

O FPS (ou SPF em inglês) é a medida usada para os raios UVB. Então, quando olhamos o número do FPS de um protetor solar, estamos olhando apenas uma parte do problema. A medida ideal para os raios UVA  (também chamada de PPD) é de 1/3 da proteção dos raios UVB. Ou seja, se um protetor tem FPS 30, a proteção UVA dele (PPD) deveria ser de pelo menos 10 para ele ser considerado um bom protetor solar.

Hoje, poucos protetores solares informam claramente o PPD, mas, alguns deles incluem algum tipo de informação sobre os raios UVA. Alguns protetores usam um selo específico para falar de proteção UVA, outros só escrevem no texto. Mas fiquem atentos a isso, pois a proteção conta os raios UVA é muito importante!

3. Quantidade

Outro ponto importante é que quando são feitos os testes clínicos para definir o FPS de um produto, eles formam uma camada de 3mm na pele. E obviamente quando nós usamos o protetor, não colocamos essa camada na mesma quantidade. Isso significa que o FPS que está escrito nas embalagens não é necessariamente o mesmo que temos quando nós aplicamos o produto na pele. Fazer uma camada de protetor é muito importante, porque ela cria um filme que faz uma barreira para a penetração do sol. Por isso que muitas vezes quando usamos os protetores de spray, a pele fica manchada. É porque eles dificilmente fazem essa camada na pele. Os protetores de spray são muito bons e práticos. Mas, para fazer um bom uso do spray, precisa colocar bastante protetor. Eu amo protetor de spray, mas eu só uso como repasse. Antes passo um protetor de creme e na hora de repassar, algumas horas depois, passo o spray.

4. Texturas

80% da população brasileira tem pele oleosa. Isso significa que temos que ter um cuidado extra para não usar cremes muito oleosos porque podem causar espinhas e outros problemas de pele. Para quem tem pele oleosa, os seruns, gels e líquidos são mais adequados. Mas, é sempre importante consultar um dermatologista para saber qual é o seu tipo de pele e qual o protetor mais adequado para você. Os protetores de rosto são bem mais leves que o de corpo, então, não é bom usar o de corpo no rosto, como muita gente faz.

5. Marcas de Protetor Solar

Agora que já vimos os principais conceitos, fica muito mais fácil escolher o protetor solar. Eu tenho o meu queridinho que não troco por nada. O Minesol Oil Control 30, da RoC. Ele não só não deixa a pele oleosa, como ele controla a oleosidade. Eu sou suspeita para falar dele porque trabalhei com essa marca. Mas, por essa mesma razão, já experimentei milhares de produtos e continuo achando ele o melhor de todos.

Protetor solar, dica de beleza, Minesol, Oil Control, controle de oleosidade, RoC, J&J, Johnsons

Foto tirada do site da RoC

Recentemente provei também o Anthelios XL FPS 50 da La Roche-Posay e gostei bastante. Apesar de achar o cheiro dele muito ruim, achei que ele deixa a pele boa e com um tom bem uniforme.

Protetor solar, dica de beleza, Anthelios, protetor com base, La Roche Posay, Loreal

Gosto também do protetor Neutrogena Clear Face Liquid Lotion, que tem aqui nos Estados Unidos. No Brasil, eu amo o Neutrogena Ultra-Light, acho a textura dele ótima!

Protetor solar, dica de beleza, Liquid Lotion, Clear face, protetor solar, Neutrogena, J&J, Johnsons

Esses produtos dermatológicos são mais caros que os protetores mais massivos, mas para o rosto, vale o investimento.

Para os protetores do corpo, eu uso os mais baratos mesmo. Eu confio muito nos produtos da Johnson’s e da L’oreal, então uso Sundown e quando não tem, o Solar Expertise.

Queria deixar claro que eu não sou dermatologista e não tenho nenhum conhecimento médico! Eu trabalhei bastante tempo com protetor solar e pesquisei muito sobre o assunto. Minha mãe é dermatologista e me ensinou muitas coisas também. Agradeço eternamente ao Nilo Cobeiros, cientista da Johnson’s, que me deu inúmeras aulas sobre protetor solar, anti-rugas, hidratante e sabonete líquido e me fez aprender muitos conceitos técnicos sobre esses produtos.

Mas, nada disso substitui a ida ao dermatologista. Porque cada pessoa tem uma pele, um estilo de vida e uma condição financeira.

Espero que tenha ajudado vocês a entenderem as características dos protetores e que fique mais fácil para escolher! Existem muitos produtos no mercado e poucos realmente cumprem todas as características que deveriam. Fiquem de olho!

E não deixem de usar o protetor em todas as viagens. Faça frio ou faça calor, estar ao ar livre expõe a nossa pele ao sol. E nós não queremos ficar velhas antes do tempo, ne?

Fica a dica!

Gostou do post?

Acompanhe o Dica da Dri no facebook

Siga o Dica da Dri no twitter

Veja as fotos do Dica da Dri no instagram

 

 

Adriana Lima é de São Paulo, mas mora nos Estados Unidos. Ela escreve sobre suas diversas viagens pelo mundo, contando suas experiências e dando dicas de lugares especiais que ela visitou. Siga também @dicadadri no twitter e acompanhe a página pelo facebook: www.facebook.com/dicadadri

18 Comentários para “Qual é o melhor protetor solar?”

  1. Joseane dezembro 8, 2013 em 7:44 pm #

    O que você acha do protetor Cenoura & Bronze?

    • dicadadri dezembro 10, 2013 em 4:27 pm #

      Oi Joseane, não tenho conhecimento técnico para falar desse produto. Como consumidora, eu não gosto. Acho a textura oleosa e não acredito que proteja bem a pele contra os raios UVA. Mas, de novo, não conheço a fórmula, nem as especificações do produto para falar com propriedade.

    • Adriana janeiro 16, 2014 em 8:13 pm #

      Cenoura e bronze passou no teste como um dos melhores.

      • dicadadri janeiro 16, 2014 em 11:29 pm #

        Oi Adriana, o cenoura e bronze passou em qual teste?

  2. sergio Roberto janeiro 9, 2014 em 10:47 pm #

    Gostei muito!

  3. jane janeiro 11, 2014 em 7:02 pm #

    Comprei o bloqueador solat fps 30 da sundow kids e acho q to arrependida, pois milha filha de 5 anos poderia usar o mesmo que o meu da loreal fps 15 pois somos morenas e qdo usei bloqueador fps60 nela,voltou sem cor nenhuma , entao comprei o de fps 30, quando na verdade acho que ela poderia usar meu protetor tambem, o que voce acha?

    • dicadadri janeiro 12, 2014 em 11:28 pm #

      Olá Jane, o protetor de FPS 60 protege mais que o 30 mesmo. O Sundown kids é bom para a pele das crianças e quanto maior o FPS melhor a proteção. Não sei se o Loreal FPS 15 é suficiente para proteger a pele da sua filha.

  4. Cristina Gomes janeiro 20, 2014 em 9:56 am #

    Oi Dri,

    Gostei muito do seu post. Estou em busca de um protetor bom, mas que pudesse deixar um pouco de bronzeado. Sou muito branca e não tem jeito, volto com a pele vermelha depois das férias na praia..haha
    Bjs

    • dicadadri fevereiro 9, 2014 em 8:13 pm #

      Oi Cristina, para quem tem pele muito branca, não tem milagre. Tem que usar protetor alto mesmo. O que você pode fazer é usar um auto bronzeador ou algum desses cremes que deixa a pele com aspecto mais bronzeado, e que seja mais artificial mesmo.

  5. Robson Alves Oliveira fevereiro 4, 2014 em 4:49 pm #

    Você já usou o aloe sunscreen da forever living products.Gostei bastante dele.Ele é o único que possui em sua composiçao 40por cento de aloe vera,penetra rapido na pele,nao deixa oleosa e ainda ajuda a clarear o rosto,além de servir para o corpo e o rosto.

    • dicadadri fevereiro 5, 2014 em 1:08 pm #

      Oi Robson, nunca ouvi falar. Você trabalha nessa marca?

  6. Priscila Ribeiro julho 3, 2014 em 8:57 am #

    Oi Bom Dia Adriana, esse da ROC MINESOL se eu usar o fps 60 terei mais proteção? Já ouvi algumas pessoas dizerem que a partir do fator 30 eles são todos iguais… Tenho sardas no rosto e gostaria de um que me protegesse quase que 100%.
    Obrigada, Adorei as dicas.. beijo,beijo

    • dicadadri julho 3, 2014 em 1:43 pm #

      Oi Priscila, o protetor com fatores mais altos do que 30 protegem mais sim. A razão pela qual as pessoas falam que não muda nada, é porque proporcionalmente não aumenta tanto, isso é, não porque você está usando o 60 que ele é o dobro de proteção do que o 30. Ele protege um pouco a mais. Espero ter ajudado!

  7. fla julho 25, 2014 em 7:14 pm #

    oi sabe se O bloqueador solar protegera minha pele contra o bronzeamento? não quero me bronzeia quero conservar minha pele só isso

  8. Julia setembro 7, 2014 em 4:38 pm #

    Olá, Adriana.:)
    Tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo site e agradecer pelas dicas. São sempre muito úteis e eficazes à mim.
    Bom, minha dúvida é sobre estes filtros solares em gel e estes de spray.
    Sabe informar alguma marca confiável e que seja melhor tanto para o rosto, quanto ao corpo?
    Desde já, agradecida.

    • dicadadri setembro 9, 2014 em 9:25 pm #

      Oi Julia, não sei te falar de uma marca spray para corpo e rosto. Eu uso sundown ou neutrogena spray no corpo, mas eles não são bons para o rosto. Já usei um spray da Avene que era bom para rosto e corpo, mas era importado.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Corumbau, Bahia: como chegar, hotéis e o que fazer por lá Dica da Dri - novembro 14, 2013

    […] que disfarça o sol e engana os branquinhos que não passarem muito protetor solar… (vejam aqui um post de como escolher o seu protetor solar!) . Todo esse cenário deixa um clima muito zen e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>